Em busca de redução de custo e de maior tempo livre, está cada vez mais comum pessoas buscarem um estilo de vida minimalista ou unir esse estilo a vida numa casa pequena sobre rodas, a chamada Tiny House ou Mini Casa.
Em nossa visita em Washington, DC conhecemos Lee Pera, dona de uma Tiny House de pouco mais de 13 m² construída por ela mesma. Ela conversou conosco sobre sua história e experiência nesse novo estilo de vida.
O primeiro Tiny House Tour que fizemos foi da casa de uma das instrutoras do workshop THLab do qual participamos em Washington, D.C. Batizada de Pera House, ela é toda construída em madeira.
Nós com a Lee Pera, na sua tiny house
Em 2012, quando decidiu morar em uma Tiny House, Lee encontrou uma que tinha a estrutura externa construída sobre um trailer de 5,50m. Comprou com a idéia de concluir a construção. Ela contou com a ajuda do amigo Tony durante todo o processo, mas logo de início eles já tiveram uma surpresa, quando foram buscar a casa e trailer no estado da Carolina do Sul, viram que o antigo dono não tinha aproveitado 100% da base do trailer na construção, ou seja, ele havia deixado 30cm em cada ponta do trailer livres de construção. Como isso não fazia sentido algum para eles (e nem para nós!) decidiram por demolir tudo e começar a construção praticamente do zero. Isso possibilitou uma melhoria no projeto porque refazendo o telhado incluíram um loft espaçoso com janelas que além de aumentar a luz natural da casa, também proporcionam uma vista linda da parte externa.
Ela comentou no nosso curso que não aconselha ninguém a seguir o mesmo caminho, que o ideal é comprar a base certa para a Tiny House que você quer e construir do zero.
Lee é geógrafa, educadora e líder comunitária, já morou em 27 casas em 6 países diferentes e ama as Tiny Houses pela mobilidade e estabilidade que elas proporcionam. Além de ter construído a sua própria Tiny House com a ajuda de amigos, ela é uma das fundadoras do Boneyard Studios – a primeira comunidade de Tiny Houses sobre rodas dos EUA – em Washington, D.C. A Pera House foi construída lá e agora está estacionada no jardim da casa de amigos, num bairro residencial de Washington D.C.
No início do processo ela achou que seria algo temporário, uma experiência de vida e que em breve voltaria a morar em espaços maiores, mas destaca que poderia até morar em um casa menor sozinha e que não tem vontade nenhuma de voltar a morar em uma casa ou apartamento grande. Ela e seu companheiro estão projetando uma tiny house com 7,50m de comprimento.
Durante a construção da Pera House, ela contou também com a ajuda de Matt Battin da Urban Density Lab, que projetou e ajudou a construir o deck removível, a cobertura do deck contra a chuva e outros detalhes para aproveitamento de espaço como o depósito na traseira da casa, a escada e o um armário que desliza. Robin Hays da Build Tiny ajudou no projeto do sistema elétrico e hidráulico, incluindo o banheiro, o captador de chuva, as bombas, filtros, água cinza, etc.
A casa conta com uma privada seca da marca Separett, um sistema sustentável que não utiliza água e nem elementos químicos, por isso é mais higiênico que o sistema comum que usamos normalmente. Para ventilar a casa as janelas são posicionadas de maneira estratégica, conta com um potente ventilador e não houve necessidade de ar-condicionado pois a casa é muito bem isolada termicamente. Para aquecimento ela usa um pequeno aquecedor elétrico, que é suficiente até para os dias de neve.
Confira abaixo algumas fotos de uso de espaço e decoração na casa:
Uso de espaço no loft para livros e pertences pessoais
Cabeceira da cama voltada para a janela com vista da copa das árvores
Os sapatos que não cabem na sapateira vertical, ficam nos ganchos logo abaixo
Uso de espaço para os utensílios da cozinha
Uso inteligente do fogão, quando não está em uso, ele é coberto pela tábua que aumenta a área de preparo
Além de organizar, esse lindos potes de mantimentos e temperos também fazem a decoração da casa
Quer conferir o vídeo completo da entrevista e conhecer mais da Pera House, clique no link abaixo: