No início, o minimalismo em família pode parecer algo alcançável apenas para pessoas jovens e solteiras. No entanto, é possível aderir a esse estilo de vida mesmo quando se compartilha a casa e a vida com pessoas que pensam de maneira diferente. Eu acredito que, se houver respeito, todos podem viver o minimalismo do seu jeito. Mesmo assim, escrevi esse artigo para te ajudar a entender o minimalismo em família através da nossa vida como Pés Descalços.
Aqui, vou compartilhar algumas das nossas experiências como um casal que adotou o minimalismo em família, quando nosso filho tinha apenas 2 anos. Além disso, discutirei cinco atitudes que você pode ter para incentivar e influenciar as pessoas próximas a você a colocarem o minimalismo em prática.
Continue lendo para ver as 5 dicas que consigo compartilhar com você através da minha experiência com as crianças e com meu parceiro.
Minimalismo em família
Muitas vezes, acreditamos que o minimalismo é mais fácil de aplicar quando moramos sozinhos e temos autonomia em toda a casa. No entanto, o minimalismo é para todos os tipos de pessoas, independentemente da idade ou da família. É possível que leve mais tempo para implementá-lo quando compartilhamos a vida com outras pessoas, mas é um processo alcançável. Embora desafiador, o minimalismo pode nos ajudar a viver com mais intencionalidade, presença, autonomia e experimentar mais saúde, tempo, bem-estar e felicidade.
5 Dicas para Aplicar o Minimalismo em Família:
- Respeite o espaço do outro: É importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio processo individual de mudança. Portanto, não sufoque os outros com seu desejo de mudança. Concentre-se em suas próprias coisas e demonstre os benefícios de viver com menos. Cada um é responsável pelo seu próprio processo de desapego.
- Compartilhe sua jornada e encoraje: Aproveite a jornada de simplificação da sua vida e compartilhe as experiências positivas com sua família. Fale sobre as oportunidades e os benefícios que o minimalismo pode trazer. Foque menos nas tarefas e mais nos resultados positivos, como ter mais tempo livre e espaço disponível.
- Não se compare e nem imponha seu ritmo: Lembre-se de que o minimalismo é um processo único e individual. Cada pessoa tem seu próprio caminho nessa jornada. Evite comparar seu progresso com o de outras pessoas e evite competições. Na comunidade de minimalismo, podemos ver claramente como cada pessoa trilha um caminho diferente.
- Não tente mudar tudo da noite para o dia: Assim como você não acumulou todas as coisas da sua vida em um curto período, também não conseguirá criar uma nova vida com menos apegos de uma hora para outra. Mudanças rápidas podem ser estressantes e difíceis de serem mantidas. Foque em mudanças conscientes e constantes, pois essas são as únicas sustentáveis a longo prazo.
- Se inspire em histórias e na vida de outras pessoas: Busque referências e histórias inspiradoras de pessoas que vivem o minimalismo. Troque experiências com outras pessoas que também estejam nessa jornada. Compartilhe essas histórias com sua família para abrir os olhos e o coração deles para as possibilidades que o minimalismo oferece.
Ao deixarmos de lado as coisas que não são importantes, descobrimos o verdadeiro valor daquilo que realmente importa em nossas vidas.
O minimalismo em família pode ser desafiador, mas traz benefícios como viver com mais intencionalidade e aproveitar momentos significativos juntos. Lembre-se de que inspiramos por meio de nossas ações, e não apenas com palavras.
Seja paciente, amoroso e curioso ao introduzir o minimalismo na rotina familiar. Sorria mais, abrace mais e passem mais tempo juntos. O minimalismo pode trazer uma vida mais plena e significativa para toda a família.
Fizemos um vídeo falando mais sobre isso: