Morar em uma Tiny House é um sonho para muitas pessoas que buscam uma vida mais prática e simples. E essa simplificação traz não só maior liberdade geográfica como também mais tempo livre, visto que sua manutenção diária e periódica é menos necessária que a de uma casa comum.
Mas afinal, será que morar é uma tiny house realmente traz mais simplificação para as nossas vidas?
TINY HOUSES SÃO PARA SIMPLIFICAR
Todo mundo que acompanha nossas redes sociais ou acompanha influencers do movimento Tiny House, sabe que tiny houses é um estilo de vida em mini casa desenvolvido intencionalmente para simplificar a vida das pessoas.
Isso significa que a casa permite um estilo de vida tão simplificado que de fato sobra mais tempo para fazermos o que quisermos.
Confesso que no começo até ficávamos perdidos com tanto tempo livre, pois estamos tão acostumados a estar cheios de atividades e tarefas que às vezes esquecemos do quanto é bom ser livre, exercitarmos nossos hobbies e até conseguir ter tempo para visitar algumas pessoas queridas.
Legal, mas como é o dia a dia de uma tiny house na prática?
A ROTINA NA TINY HOUSE
Quanto mais fácil de limpar, mais fácil de sujar!
As tiny houses costumam ser bem práticas para fazer manutenção e limpeza. Mas assim como é fácil limpar, também é fácil de sujar, pois é praticamente um grande hall e, se as pessoas não tomam cuidado ou não respeitam as regras de sua casa, o simples entrar e sair pode sujar sua casa toda num instante.
Para algumas pessoas, isso se resolve com a construção de um deck, como fizeram o Gustavo e a Gabi, da Toca Turquesa. Eles sofrem menos com esse problema, pois o deck faz com que a sujeira se desprenda dos seus pés e tornozelos (dependendo de onde você esteja morando) até que você chegue a porta.
Quando você não tem deck, você entra, tira os calçados e pronto. Mas às vezes queremos entrar com pressa para pegar aquela chave ou simplesmente beber uma água rapidamente e acabamos não tirando os sapatos. Quando se tem crianças pequenas ou animais, isso é ainda mais difícil de controlar, pois eles entram e saem sem se preocupar. O resultado é chão para varrer.
Nossa rotina de limpeza + tempo que levamos para fazer
Para varrer a nossa tiny house, gastamos cerca de 4 minutos. Para passar aspirador de pó, cerca de 2 minutos. Fazemos isso em média 4 vezes ao dia (após o café, perto do almoço, após o almoço, e após o jantar).
Muitas pessoas têm o hábito de lavar as louças quando não tem mais nenhuma limpa para usar, e tudo bem! Mas na tiny house, temos o hábito de lavar sempre depois de uma refeição, pois assim lavamos poucas louças por vez e mantemos a pia sempre livre para uso. Sempre nos preocupamos em manter a casa sem louça para lavar, assim todos se sentem melhor, a energia da casa muda, ou vai dizer que não dá uma sensação boa olhar para a pia e vê-la limpinha, sem nada para lavar?
Faxina leve e faxina pesada
Fazemos uma limpeza leve todos os finais de semana. Isso inclui trocar lençóis, desempoeirar os móveis e limpar o chão. Isso também inclui nosso banheiro. faxinas mais pesadas, fazemos a cada 6 meses, pois a Tiny House suja pouquíssimo para tanto trabalho.
A limpeza leve dura em torno de 2 a 3 horas, e a pesada chega a 5 horas, pois tem muitas janelas e cantinhos para limpar.
Manutenção da parte externa
A manutenção da casa da parte externa é feita a cada 2 ou 3 anos. Isso depende do tipo de acabamento ou onde essa Tiny House está estacionada. Essa manutenção pode ser terceirizada ou podemos fazer por conta própria.
Por ser pequena, a Tiny House raramente gera manutenção, mas em algum momento algo vai desgastar, tais como dobradiças, pintura, etc., aí não tem jeito. De qualquer forma, essa manutenção costuma ser muito menor e mais espaçada do que a de uma casa comum.
O segredo das Tiny houses, além da qualidade de construção, é ter bons moradores, que mantém a casa organizada, limpa, usando cada pedacinho da casa com carinho merecido, afinal, a tiny house vai muito além do teto e paredes, ela é uma ferramenta para viver o maravilhoso estilo de vida simplificado, com mais tempo e qualidade de vida.
E aí, tem dúvidas se morar numa Tiny House é trabalhoso?