O que era um sonho que parecia distante se tornou realidade. O movimento Tiny House já chegou ao Brasil. É um imenso prazer conhecer seus precursores. E entre eles está o dono de uma clássica Tumbleweed, uma Tiny House Genuínamente Brasileira. Conheça aqui a história do arquiteto Antonio Carlos e de seu Chalé sobre rodas (como ele mesmo chama).
Mas o que é uma Tiny House?
Uma Tiny House é uma casa pequena, geralmente com menos de 37 metros quadrados, que é projetada para ser altamente funcional e eficiente em termos de espaço. Essas casas são frequentemente construídas em um reboque para serem móveis e podem ser adaptadas para uma variedade de usos, desde moradias permanentes a casas de férias ou estúdios de arte.
As Tiny Houses geralmente apresentam designs inteligentes e maximizam o uso do espaço, incluindo móveis multifuncionais e soluções de armazenamento criativas. Além disso, muitas Tiny Houses são projetadas com eficiência energética em mente, usando sistemas de energia renovável, como painéis solares, para reduzir os custos de energia.
As Tiny Houses se tornaram populares como uma alternativa aos imóveis convencionais devido ao seu baixo custo, simplicidade e sustentabilidade. Elas também oferecem a possibilidade de se viver uma vida mais minimalista e focada no que é realmente importante.
A primeira Tiny House do Brasil
Arquiteto e apaixonado por Chalés. Em 2013 navegando na internet descobriu a Tumbleweed Tiny Houses (empresa Americana pioneira na construção de Tiny Houses nos EUA ) e se encantou. Depois de pesquisar mais a fundo e não encontrar referências no Brasil, ele decidiu que iria construir a sua. Aproveitou sua disponibilidade de tempo na época para se dedicar ao projeto. Entrou em contato com a empresa americana, adquiriu o projeto para construir a sua Tiny House sobre rodas e em conjunto com amigos e um marceneiro de sua confiança, deu início a realização de seu sonho, no galpão da marcenaria. Fizemos um post contando sobre a história das Tiny Houses e um de seus precursores nos Estados Unidos, leia mais aqui.
Foto do inicio da construção
Ele conta que o projeto foi uma realização pessoal, que quando viu que funcionava nos Estados Unidos quis transformar aquela imagem do video que assistiu em realidade. Diz que a Tiny House é sua segunda casa, que a fez com muito carinho e a considera um lar, um lugar onde esquece do dia a dia e se desliga do resto do mundo.
Confira o vídeo completo da entrevista com Antonio Carlos e veja mais sobre essa Tiny House brasileira no vídeo abaixo:
Antônio Carlos acredita que a tendência é nos desapegarmos das grandes metragens como a de uma casa de 200m², já que podemos morar em uma casa como a dele de 15m² onde você passa a dar valor ao que é essencial, ao que realmente importa.
“Eu acho que a concepção desse tipo de projeto te leva a repensar, a pensar em uma maneira mais leve de viver a vida e de curtir a família”.
Ele sem dúvida já está contribuindo para esse Movimento que está surgindo no Brasil! Concorda?
Quer conhecer essas e mais histórias de Brasileiros que aderiram ao Movimento Tiny House? Venha fazer parte da nossa Comunidade Pés Descalços, uma plataforma especialmente desenvolvida para unir pessoas e informações em um só lugar e melhor ainda, tudo isso organizado em um ambiente focado para que você também possa aprender e realizar o seu sonho de ter uma Tiny House Genuinamente Brasileira.
Para saber mais sobre as comunidade, clique aqui.