CONHEÇA UMA FAMÍLIA QUE RESOLVEU MUDAR DE VIDA E ABRIU MÃO DE QUASE TUDO O QUE TINHA PARA CONSTRUIR E MORAR EM UMA TINY HOUSE SOBRE RODAS.
Reportagem do Programa Domingo Espetacular da Rede Record, foi ao ar no dia 09/08/2020
Robson trabalhava num banco e Isabel era gerente comercial de uma agência de intercâmbio. Eles largaram tudo e foram viajar. Fora do Brasil, aprenderam a construir as chamadas “tiny houses”, ou mini casas. Eles decidiram, então trocar um apartamento de dois quartos por uma casa de apenas 27 metros quadrados. Carolina Ferraz conversou com esse casal, que é um dos primeiros no país a praticar o minimalismo.
Mas o que é Tiny House?
Uma Tiny House é uma casa pequena e compacta, geralmente com menos de 37 metros quadrados de espaço habitável. Ela é projetada para ser altamente funcional, com todas as necessidades básicas de uma casa tradicional, mas em um espaço menor. As Tiny Houses geralmente são construídas em rodas ou em um trailer, permitindo que elas sejam facilmente movidas para diferentes locais.
As Tiny Houses tornaram-se populares nos últimos anos devido à sua eficiência energética, menor custo de construção e manutenção e estilo de vida minimalista que elas promovem. Muitas pessoas escolhem viver em Tiny Houses como uma forma de reduzir sua pegada ecológica, simplificar suas vidas e ter mais liberdade para viajar e explorar novos lugares. Além disso, algumas Tiny Houses são construídas com materiais reciclados e sustentáveis, tornando-as ainda mais amigáveis ao meio ambiente.
Vantagens de morar numa Tiny House
Morar em uma Tiny House tem suas vantagens e desvantagens, dependendo das preferências e necessidades individuais de cada pessoa. Aqui estão algumas delas:
Vantagens:
- Custo: Uma Tiny House geralmente é muito mais barata do que uma casa tradicional, tanto na construção quanto na manutenção. O custo total de uma Tiny House pode variar dependendo do tamanho e dos materiais utilizados, mas geralmente é muito menor do que o de uma casa convencional.
- Mobilidade: Como as Tiny Houses são construídas em rodas ou em um trailer, elas podem ser facilmente transportadas para diferentes locais, permitindo que seus moradores vivam uma vida mais nômade e viajem com mais facilidade.
- Eficiência energética: Devido ao seu tamanho menor, as Tiny Houses geralmente exigem menos energia para aquecer, resfriar e iluminar, o que pode resultar em contas de serviços públicos mais baixas.
- Estilo de vida minimalista: As Tiny Houses incentivam um estilo de vida mais simples e minimalista, que pode ser atraente para quem deseja reduzir o excesso de coisas e focar em experiências mais significativas.
Bom, agora você entendeu por que essa família mudou de vida e eles só conseguiram construir a própria casa pois eles tinha a ferramenta mais valiosa para ter sucesso, conhecimento.
Quer aprender tudo o que você precisa para Projetar, Construir e Legalizar sua Tiny House no Brasil? acesse aqui.