Muitas pessoas esquecem de fazer uma das etapas mais essenciais na construção de uma casa, por exemplo, a etapa de isolar o assoalho de Tiny House.
Fizemos a instalação em família incluindo o João Pedro, que no final da tarde usou o isolamento macio para ficar deitado e assistir vídeos na sua Tiny Tv.
O isolamento do assoalho de uma tiny house é muito importante, pois ajuda a manter a casa confortável e protegida contra as variações climáticas. Existem várias opções de isolamento para o assoalho, dependendo do orçamento, preferência pessoal e clima local.
Algumas opções de isolamento para o assoalho de uma tiny house incluem:
- Espuma spray de poliuretano: É um tipo de isolamento muito eficiente e duradouro, mas pode ser mais caro do que outras opções. Ele é aplicado diretamente no assoalho da tiny house e forma uma camada isolante contínua, impedindo a entrada de ar frio ou quente.
- Lã de vidro ou lã de rocha: São materiais isolantes populares, devido à sua eficácia e disponibilidade. A lã de vidro é feita de vidro reciclado e a lã de rocha é feita de basalto e escória vulcânica. Ambas são resistentes ao fogo e podem ser compradas em rolos ou painéis para se encaixarem no assoalho.
- Lã de Pet: um material de isolamento térmico e acústico feito a partir de garrafas PET (politereftalato de etileno) recicladas.
Independentemente do tipo de isolamento escolhido, é importante garantir que ele seja instalado corretamente, com todas as lacunas e fendas preenchidas para evitar a entrada de ar.
No projeto de nossa Tiny House escolhemos utilizar 2 tipo de Isolamento.
Uma delas é a Lã de Pet, que estreia no Movimento Tiny House Internacional e graças ao Brasil!
O que é Lã de Pet?
A lã de PET é um material de isolamento térmico e acústico feito a partir de garrafas PET (politereftalato de etileno) recicladas. O processo de fabricação envolve a trituração das garrafas de plástico, que são então limpas e fundidas em fibras que são posteriormente transformadas em mantas ou painéis de isolamento.
A lã de PET é uma opção eco-friendly para o isolamento de construções, uma vez que utiliza material reciclado e evita o descarte de garrafas PET no meio ambiente. Além disso, a lã de PET é resistente a umidade, não apodrece ou enferruja e é resistente a insetos e roedores, o que a torna uma opção durável e de longa vida útil.
Outras vantagens da lã de PET incluem sua leveza, facilidade de manuseio e instalação, além de sua capacidade de reduzir a transferência de calor e som entre os ambientes internos e externos. A lã de PET também é resistente a chamas e pode ser utilizada em edifícios de até cinco andares, sendo uma opção versátil para diferentes tipos de construções.
Foi por esses motivos que escolhermos essa nova forma de isolar o assoalho de Tiny House e deu muito certo! Se quer aprender mais sobre as Tiny Houses e não sabe por onde começar? Inclusive como comprar um chassis, ensinamos tudo isso na nossa Comunidade Pés Descalços.
Quer apreender mais sobre como isolar o assoalho de Tiny House? Assista o Vídeo abaixo, o segundo capítulo da série de como construir uma Tiny House no Brasil.
Se você gostou desse vídeo, clique aqui e assine nosso Canal.
Deixe seu Like e Compartilhe. Assim você nos ajuda a fazer mais vídeos e matérias como essa.
Se você ainda não viu o Primeiro Vídeo da série Construção da Tiny House Brasileira, clique aqui para assistir agora.